sábado, 23 de agosto de 2008

A angústia de se auto-desconhecer

Dicionário: do Lat. angustias. f.,
estreiteza;
aperto;
limitação de espaço;
opressão;
aflição;
desgosto;
tribulação;
agonia.
Alguns passam a vida toda sem saber quem são, outros passam a vida toda tentando descobrir, alguns não se importam, outros não pensam nisso, alguns acham que se conhecem mas poucos de fato conseguem.
Eu digo, eu faço, eu acho, eu penso, eu opino, eu afirmo, mas eu coloco em prática? Eu penso primeiro nos outros e depois em mim, eu digo que não julgo, eu afirmo que é necessário primeiro perguntar e depois se necessário discutir, eu faço a minha vida valer a pena, eu dou a minha opinião mais sincera sempre, eu achava que fazia tudo isso. Descobri que penso sempre em mim primeiro, em um coro interno: eu, eu, eu, percebi que julguei, notei que discuti sem antes perguntar, me dei conta que não faço a minha vida valer a pena, sobrou a minha opinião mais sincera.
Medo: eu não me conheço.
Um dia conversando com o meu namorado, eu disse: ah eu sei, eu te conheço. Ele respondeu: você só provou que não me conhece. A verdade: nem eu me conheço e nem ele se conhece, conseqüentemente, nós não nos conhecemos.
Eu ando assustada com as descobertas, criei um sistema de anotação para reler os meus atos e posturas durante o dia, se é eficiente eu não sei, mas espero que não seja preocupante.
Olho para os lados e vejo as pessoas boiando em um mar de idéias e práticas que não se misturam, vejo poucos nadando e quase nenhum alcança a terra firme. Onde eu me encaixo? Acho que ainda estou boiando, espero aprender a nadar em um futuro próximo ou continuarei na angústia de descobrir quem eu sou.
Preciso me entender para depois tentar entender os outros.

Nenhum comentário: