sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Brasil comparado

Ontem a noite estava rolando na cama enquanto pensava sobre a conversa de meu padrinho com meu pai, eles falavam da ineficências das leis e da mal aplicabilidade das mesmas. Na minha opinião, não há nada de errado com as leis, não é uma ciência exata e os seres humanos aplicam de acordo com as suas interpretações.
Um ponto muito discutido era a comparação do Brasil com países como Estados Unidos, Japão, Canadá e Inglaterra, nesse último abrangindo toda a União Européia, ou seja, países considerados de primeiro mundo. Pois bem, meu padrinho deu um exemplo de alguma mulher que foi jogada na cadeia após roubar leite para os filhos, esse exemplo estava dentro do assunto lei, e eu como conheço um pouco disse que é um crime de bagatela, nesse caso seria melhor empregado dentro do assunto polícia. 
Onde eu quero chegar com isso?
Eu concordo que temos muitas mazelas e há muita coisa para melhoras mas vejamos os outros países, nos Estados Unidos por exemplo, o serial killer Ted Bundy, fugiu duas vezes da cadeia antes de ser sentenciado, na França não se pode rir e nem falar alto em lugar algum, caso queira dar uma festa é necessário pedir autorização da vizinhança para tocar música. Vamos agora ao caso do trânsito, no Rio de Janeiro por exemplo, a zona sul tem metrô mas por acaso são todos os moradores que preferem o metrô ao ônibus, van ou carro? E também não recebemos boletins diários de como está o trânsito no Japão por exemplo, país que tem o maior congestionamento humano do mundo.
Eu também escuto muito que está tudo bem para o brasileiro se tem carnaval e futebol, fora isso, qualquer coisa pode acontecer que não iremos nos mover para mudar.
Pois bem, analisando a minha família, vejo que somos pessoas que gostam de festa, de falar e rir alta, de contar piada, dançar e beber, ou seja, nunca nos daríamos bem na França, mas mesmo assim consideramos um país super civilizado (o que é verdade) e com regras rígidas que são cumpridas, mas de verdade, gostaríamos que aqui fosse assim?
A minha família por parte de mãe adora um carnaval, samba, cerveja e futebol. Quando os meus tios param para torcer ou para escutar um sambinha, eles consideram isso como um merecimento e como um lazer, então por que considerar que o resto do povo usa isto como um modo de fugir da realidade? 
Vemos o Brasil por um prisma de pessimismo, temos tendência a pensar que a grama do vizinho é sempre mais verde, a comparação com outros países sempre parece pior para nós, mas é que pegamos o pior daqui e comparamos com o melhor de lá.


Um comentário:

Kérow More Ice disse...

Maravilhoso o seu post, Mari!