quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Frases de efeito, quando elas funcionam?

Eu fiquei mal durante uma época, acho que 2 anos de depressão. Primeiro começou leve e depois de alguns acontecimentos passou a ser moderada, eu larguei a minha vida social, larguei a faculdade de mão e larguei o estágio, passei a viver em um mundinho na minha cabeça. E nessa época frases auto-ajuda não faziam efeito, na verdade elas me irritavam, como eu poderia sorrir, como eu poderia viver se eu me sentia morta por dentro?
Ontem assistindo um seriado de médicos tinha uma personagem que estava morrendo e ela dizia que devemos fazer o que queremos hoje porque o tempo é curto. Esse tipo de frase escutamos sempre, nós sabemos disso mas muitos não compreendem ou não acreditam que posso acontecer conosco, quem realmente tem a consciência de que a morte é iminente e pode acontecer a qualquer momento? Nós sabemos mas não queremos lembrar.
Foi aí que eu pensei sobre frases de efeito e de auto-ajuda, se uma mãe diz ao filho que a vida é curta, é bem capaz dele ouvir só para satisfazê-la mas ele não captou a mensagem, mas se uma mãe no leito de morte diz isso ao filho, ele vai provavelmente irá guardar isso como um grande ensinamento e até mudar o seu estilo de vida.
O momento, a situação e principalmente a condição psicológica da pessoa influenciam muito no que vai ser absorvido por ela ou não.
Na maioria das vezes não adianta dizer ao deprimido que a vida é bela, ele não consegue enxergar isso, talvez a melhor ajuda seria apenas dar as mãos.

4 comentários:

Nat Valarini disse...

Olá!

Bem escrito.
Pode linkar sim.

Bjoks!

=*

http://garotapendurada.blogspot.com/

Ana Gabi disse...

Verdade isso... mas eu tenho um pouco de consciencia de aproveitar e viver o hoje, não é a toa que tenho Carpe Diem tauado no meu pé, hehe!

Auto ajuda é complicado... acho válido somente se a pessoa ler uma vida toda, mas so nos momentos de crise nem adianta.

beijo!

Unknown disse...

Eu acho que adianta, as vezes no momento de desespero é quando temos um verdadeiro estalo, isso já aconteceu comigo.

Nike disse...

Nossa Ma! Ontem falei isso pra mim irmã... COMO POSSO SORRIR OU VIVER SE ME SINTO MORTA POR DENTRO!!!
Cheguei num estágio que não quero mais escutar ninguém...
Todos me irritam, não concordo com certas teorias deles...
Será que eu sou a errada em não querer escutar?
Eles não me entendem e me criticam... Querem comparar a minha vida com a vida de uma pessoa com uma doença terminal, e dizem que eu não tenho motivos pra ficar assim nessa depressão, pois sou bonita, tenho saúde, inteligência... Prá que tudo isso? Me diz pra que?
Não entendem o que sinto no intímo... tem hora que certas frases de efeitos não funcionam comigo... será que estou insensível de vez?

Um bj minha amiga
Te adoro!!!