sábado, 17 de janeiro de 2009

Voltei de viagem!

Uma semana depois estou de volta, muito feliz, bronzeada e com uns quilinhos a mais porém super satisfeita!
Eu fui a Maceió e Salvador de navio, um cruzeiro magnífico a bordo do Imperatriz, organizado pela companha de viagem CVC. 
Tenho muitas fotos mas escolhi essa para postar aqui pois achei linda, essa é a vista de um pedaço do porto de Salvador. Ô povo festeiro! O navio ancorou bem no dia da Lavagem do Senhor do Bonfim, infelizmente não estava incluído o Pelourinho e o elevador Lacerda na excursão, mas sobrou tempo e fomos por conta própria a pé mesmo, fica bem perto do porto. Ir a Salvador e não ver o Pelourinho é como ir a Roma e não ver o Papa.

Vou escrever aqui a minha impressão e algumas dicas.

Eu adorei muito, gostaria de ir mais vezes, todo ano se fosse possível, o navio é um hotel 5 estrelas, a tripulação é extremamente simpática, agradável e bem treinada, tem muita mordomia e conforto, comida 24hs e muita bebida. 
O navio balança, quando vemos uma embarcação tão grande imaginamos que ele só vai balançar com ondas fortes mas não, é só o mar mexer que ele balança pra lá e pra cá, era engraçado ver as pessoas indo para a direita e para a esquerda. Eu não enjoei mas a minha mãe mareou e ficou a base de dramim, acho que ela deveria fazer exames para saber se tem labirintite, as vezes ficava desnorteada. Mas foi só ela, eu, meu irmão e meu pai passamos muito bem, eu dancei e pulei sem cair, rsrs.
A comida nem sempre é 100%, as vezes parece que falta tempero ou açúcar mas sabendo escolher come-se muito bem. A carne de porco é suculenta, a batata frita é sequinha, o arroz com feijão é gostoso apesar do chefe ser alemão, a torta de limão é muito boa, os molhos de massa são deliciosos, entre outras coisas, como saladas e frutas sempre disponíveis. O peixe não é fresco, afinal nem tem como ser, então é sempre uma surpresa, eu evitei pedir mas o meu irmão arriscou e deu sorte no último jantar. Esqueça a maionese, há sempre 50% de chance de você passar mal.
O bar da piscina é sempre o mais cheio durante o dia, depois passa para os bares internos com shows ou eventos. Alguns drinks eu super aprovei, como o Tequila Sunrise, Long Island Ice Tea, Mojito, o que eu não gostei mesmo foi a Margarita, parecia soro. O vinho rose é uma ótima pedida, muito bom, e o licor Creme Irlandês parece Amarula. O capuccino não faz juz ao nome, é mais fácil pedir café, o chocolate quente achei ralo mas um pouco de açúcar dá jeito, o expresso eu não tomei mas a minha mãe disse que é bom.
A tripulação é muito bem treinada e são todos simpáticos e sempre de bom humor. O quarto é arrumado quando você acorda e antes de dormir, é ótimo chegar cansada da boate ou de algum evento e encontrar a sua cama te esperando. A camareira se apresenta e fica a disposição sempre que precisar. O pessoal do entretenimento é um show a parte, as vezes eu ia a algum evento só porque eles estariam lá, é risada na certa. Os garços e ajudantes estão sempre prontos a ajudar. O atendimento médico é rápido e eficiente. No Imperatriz tinha 32 nacionalidades diferentes, com destaque para brasileiros e filipinos, ao todo eram 650 tripulantes.
O navio está sempre limpo e arrumado, o chão raramente fica molhado, a não ser a grama sintética da área da piscina, daí não tem como. A piscina do Imperatriz não é muito grande mas acredito que seja padrão. A água é salgada e também tratada com cloro, nas jacuzzis a água é doce e tratada com cloro. Toda noite a piscina e as jacuzzis são limpas e a água é trocada.
Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar tem horários fixos mas o buffet funciona 24hs com saladas, massas, pizzas e até cachorro quente. No buffet, sucos, refrigerantes, água, leite, achocolatado e café ficam a disposição.
O cardápio é variado e todo dia tem algo diferente, pode ser uma comida estilo mexicana como chilli com carne ou uma bem carioca como feijoada. 
Tudo dentro do navio é em dólar, ou você troca antes de entrar ou você cadastra um cartão de crédito e usa o próprio cartão da cabine para comprar ou trocar por moedas no Cassino. As lojas não são baratas, o valor se convertido para real fica igual aos preços de lojas de shopping. No penúltimo dia eles fazem promoção de algumas peças e acessórios. Cuidado com o Cassino, o barulho das moedas te deixa fascinado e de poquinho em pouquinho você acaba gastando um bom dinheiro. As máquinas de 1 cent não são emocionantes mas você consegue brincar por 1h30min. 
O Deck 10, que é onde fica a piscina, é sempre festa, estilo churrascão com os amigos, muita música, gente dançando, crianças brincando e até alguns bebuns, se bem que eu não vi mas o meu irmão disse que tinha.  Se quiser sossego, pode optar pelas mesas de jogos de carta e xadrez, pela biblioteca ou pelos bares que a tarde costumam ter uma programação mais light, com pianista ou MPB. Se preferir pode ficar na cabine sossegado, é só trancar a porta e colocar o aviso de não perturbe, mas quem vai passar a viagem dentro da cabine???
A boate é liberada a partir de 16 anos mas pode-se entrar com um responsável, porém, a bebida alcóolica é bem controlada e eles pedem a identidade. Mesmo que não queira dançar, o navio faz o movimento por você, a boate fica na ponta de trás e é uma das partes que mais balança, essa e a da frente.
A água das torneiras e chuveiros são próprias para consumo mas eles disponibilizam garrafa de água mineral para quem quiser, de manhã e a noite a camareira repõem o gelo do balde na cabine.
Se você tem o costume de enjoar em viagens de carro ou de ônibus então é bem provável que vá marear, se esquecer o remédio para enjôo não se preocupe, na recepção eles têm Dramim.
Numa noite da semana tem o coquetel do comandante e eu vi pessoas vestidas de todas as maneiras mas sempre com algo mais arrumado, vi mulheres com vestidos longos de festa, como vi algumas de calça jeans com blusa e sapatos mais arrumados. Eu usei um vestido longo que não é de festa mas não fiz feio. É de bom tom os homens levarem paletó e sapato, não precisa ser necessariamente terno mas alguns usam. 
Para quem não quer engordar (muito) tem uma academia disponível com professores, há também programações de aula de danças, ginástica, alongamento e lutas. Há ainda a opção de caminhar ou correr em volta do navio no Deck 6, mas é quase uma corrida com obstáculos pois venta bastante.
O spa é pago e o preço não é muito convidativo, a massagem estava em promoção por 35 dólares, o que eu acho que corresponde ao preço em real, ainda mais se for aquela com pedras, uma das que estavam disponíveis.
Não deixe de visitar as cidades por preguiça, o navio é um hotel 5 estrelas cheio de atividades mas você não viajou para ficar em um hotel, certo? De preferência opte pelos passeios oferecidos ou procure guias na região, sair por conta própria é sempre um risco, você pode acabar em uma furada, perdido ou não ver os locais mais bonitos.
Não se atrase de maneira alguma! O horário é pontual, 2000 pessoas não vão esperar você embarcar, o navio vai embora e você terá que pegar um avião para voltar pra casa ou encontrá-lo no próximo porto.
Se o seu sonho é conhecer uma tal cidade então vá de avião, as paradas e os passeios são mais rápidos do que eu gostaria. Para conhecer bem um lugar viajar de navio não é a melhor opção.


Bem, é isso, não sei se eu esqueci de alguma coisa mas espero que tire a dúvida de alguém que pense em fazer um cruzeiro. Qualquer outra coisa podem perguntar.


Nenhum comentário: