sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Um assunto que não me sai da cabeça: "as novinhas"

Isso está na minha cabeça há um tempo e não sei porquê. Não sofri violência sexual física, o ato propriamente dito, passei por pequenos abusos e por violência psicólogica. Qual mulher nunca passou por isso? Pode ser um cara que se masturba dentro do carro ou palavras ou gestos indecentes na rua. Um exemplo são as tais das micaretas, que eu não suporto (mas admito que já fui em uma), as mulheres levam dedadas e beijos a força a três por quatro, não há escapatória no meio da multidão, e os homens costumam ser mais fortes, eu mesma já levei um beijo de língua no olho, dois marmanjos me seguraram e eu só tinha como mexer a cabeça.
Mas entrando no assunto geral, os homens que ficam com novinhas (ou até as mulheres que ficam com novinhos) dizem que eles já são espertos, que hoje em dia a geração está perdida e que eles dão banho em alguns adultos, isso soa para mim como um desencargo de consciência ou uma justificativa social. Meninas e meninos de 15 anos não estão maduros o suficiente para se envolverem com homens ou mulheres de 20 poucos anos e em alguns casos até mais velhos. Parte do adulto a responsabilidade de pensar o seu ato e enxergar que isso não é normal e isso não é saudável. Eu já tive 15 anos, lembro que eu queria parecer legal e descolada, nada melhor do que andar com uma turma mais velha e ser cobiçada por alguns caras, mas eu mal sabia o que se passava na cabeça deles, eu nem conseguia imaginar. Algumas vão a fundo para serem ainda mais maneiras e desbancarem as mais velhas, e para impressionar o cara fazem tudo o que ele quer, mesmo sem saber as barreiras pessoais que elas têm, nessa faixa a maturidade sexual ainda é pouca e a noção de certo e errado pessoal é facilmente transponível. 
Quando estou em um grupo de colegas e o assunto é ficante, namoro ou sexo, e algum deles vem com esse papo de novinhas, eu sinto um nojo instantâneo e só consigo pensar que essa pessoa não tem noção do que os seus atos podem causar ao outro e pior ainda, realmente acredita que esses adolescentes têm a responsabilidade mútua. Para ser bem sincera, chego a pensar que esse homem ou mulher não tem capacidade para ficar com alguém da mesma faixa etária, tem medo de relacionamento, se acha insuficiente ou até tem um lado pedófilo, se não é um por completo.
Isso é algo intolerável para mim, eu sei que as pessoas são diferentes e que cada um tem os seus valores, mas sejamos razoáveis e vamos pensar sobre isso, vamos lembrar de quando tínhamos 15-16 anos, não sabíamos de nada, não é verdade? O que era a vida? O que era o sexo? O namoro? Eu achava que namorar era falar ao telefone todos os dias, sair no final de semana e dar uns amassos, mal sabia das brigas por incompatibilidade de idéias, de ter que ceder um pouco ou de compartilhar planos e saber se eles se encaixam. Não sabia nada sobre relacionamento amoroso e o pouco que eu sei hoje vejo que essa atitude de adultos que ficam com adolescentes está errada, e não é só isso, é também extremamente egoísta, o lado do adulto é satisfeito mas e o lado do adolescente? Será que ele se sente bem com isso, se sente confortável? E como ele vai lidar com o término ou com uma transa apenas? Eles não sabem e não estão preparados.


Não preciso nem falar de 14 anos para baixo pois aí já é crime, estupro presumido.

6 comentários:

DEUSA PAGÃ disse...

WOU!!!!! REALMENTE, ESSA COISA DE IDADE TEM SEUS PRÓS E CONTRAS...
MAS ULTIMAMENTE...MAIS CONTRAS..NÉ?
A GALERINHA QUER SER A MAIS DESCOLADA....E @S MAIS "EXPERIENTES" COM CERTEZA VÃO APROVEITAR O MOMENTO....
ENTÃO, VAMOS TER JUÍZO???
PRINCIPALMENTE PROS QUE ACHAM QUE TEM....ESSES/ESSAS SÃO OS PIORES..PQ NUNCA TEM NADA NA MENTE.

BJO...E GANHASTE UM SELO!!!!!!! JÁ JÁ TE INDICO...

meus instantes e momentos disse...

muito bem postado.
Maurizio

Kérow More Ice disse...

Mandou muito bem no texto, Mari.

Hoje em dia eu paro e vejo o quanto eu era bobinha e ingênua até os meus, sei lá, 19 anos.
Meu maior medo era que um cara só quisesse sexo comigo.

Cessel disse...

Eu também não vejo com bons olhos essa diferença toda de idade quando um dos parceiros está na adolescência. É um problema e tanto para os pais.

Ana Gabi disse...

Otimo post, mari!

Mandou bem e dissertou sem preconceitos, apenas disse a verdade sobre um assunto polêmico.

beijocas!

Anônimo disse...

Nenhum assunto podemos generalzar soh porque eh a meioria...existem sim meninos e meninas que tem mais nocao da vida do que alguem mais velho, mesmo isso sendo minoria

EU tenho 18, nao me considero A madura, mas nuncca fui ingenua e sempre curti caras mais velhos, nunca me enganaram ou ``me seduziram`` como mta gte pode pensar ... com 15 anos eu tinha varia ideia imaturas, realmente! hahah eh engracado lembrar, mas tb nao era ingenua .. Meu namorado atual eh bem mais velho que eu e quem ''chegou`` fui eu :P