quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Respeito em excesso resulta em medo

Essa semana observei um fato interessante, o caso aconteceu, ou melhor, está acontecendo na Internet. 
Eu utilizo o Orkut para manter contato com amigos e me mantenho ativa em algumas comunidades de beleza, inclusive sou mediadora de uma com mais de 100 mil membros, o que a torna bem interessante, pois há diversas formas de interação humana. 
Ultimamente alguns vêm pregando o respeito a escolha do próximo, isso é ótimo mesmo, se não estivesse sendo usado de maneira exagerada.  Percebo o medo que algumas pessoas têm de darem a sua opinião e serem repreendidas pelos "pregadores do respeito", nomenclatura que eu acabei de inventar. Só que a coisa está saindo do controle, fica difícil até de dizer se você gosta ou não gosta de determinado estilo ou produto, porque você pode ofender a outra pessoa que o segue, o excesso de respeito está massacrando a liberdade de expressão e causando um grande desconforto, não há mais leveza nas conversas e informações, é tudo escrito com muito cuidado, pesando o que cada um pode achar do que foi escrito, é meticuloso demais, chega a ser desagradável.
Sabe aquela história de que o excesso não é saudável? Isso pode se aplicar a qualquer caso, afinal o respeito em excesso resulta em medo.
Nós vivemos aprendendo, não creio que há alguma pessoa que possa levantar, bater no peito e dizer: "eu realmente sei tudo sobre a vida". E nesse caminho nos deparamos com situações em que queremos nos sair bem, sempre bem, queremos aplicar o que sabemos ou o que gostaríamos de saber de verdade, mas nos equivocamos ao ultrapassar o limite de tal coisa e ao invés de sermos exemplos, acabamos sendo chatos, muito chatos.

Um comentário:

Cessel disse...

Sou moderador de uma comunidade com pouco mais de 32 mil membros e já tenho dor de cabeça, imagino o que você passa com mais de 100 mil!