quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O caso do blog Chata de Galocha


Irei transcrever aqui a descrição do blog: "Quando a pessoa nasce chata, não há bom humor que resolva. O Chata de Galocha é um lugar onde posto tudo o que me incomoda, mas também tudo que passa pelo meu (praticamente inalcançável) padrão de qualidade."
Padrão de qualidade praticamente inalcançável? Hummm.

Pois bem, ela disse que seria hipócrita se não dissesse o que pensa, ela se considerou honesta e nem imaginou que esse post daria tanta repercusão, mas é assim que as coisas acontecem, você dá uma opinião sem pensar e está aberta a todas as críticas. Eu também dou opiniões no meu blog, a diferença é que eu escrevo o que eu penso mas não acho que todos têm que ser iguais a mim e nem considero pior uma pessoa que não o seja.
Eu vou colar aqui uma parte do post dela sobre a Miss (foto acima): "Beeeeem diferente né?
Eu sou contra esse movimento atual de aceitação da gordura... Primeiro veio a campanha da Dove (que já falei aqui que odeio), e agora tem no America's Next Top Model modelo gorda, Miss gorda...
Fala sério gente... Td bem, as pessoas estão ficando mais gordas, as modelos são magras demais em relação à maioria da população e tals, mas daí a colocar pessoas acima do peso como exemplo, é bem diferente. Gordura não é só uma questão estética, é de saúde também. Acho muito errado... Pessoas acima do peso deveriam se esforçar para ficarem dentro do limite do saudável, mesmo sem ficarem secas...
E pra vcs não me falarem que é muito difícil e blá blá, eu sei que é. Tenho mega tendência a engordar e sempre que relaxo engordo um pouco. Mas se ela conseguiu emagrecer mais de 40 quilos sem remédio e sem cirurgias, acho que qualquer um consegue eliminar uns 10 kgs extras não é?"
Qualquer um? Só falta força de vontade para todas as pessoas? E aquelas que sofrem de depressão, síndromes, obesidade, ansiedade, e que tal falar sobre as pessoas acima do peso que estão felizes e bem com elas mesmas? Esse segundo caso também é inaceitável para a autora: "Me incomoda pq não gosto de pessoas acomodadas. Cada um com seus problemas, mas gordura causa problemas de saúde e a culpa disso é preguiça. Não gosto de gente preguiçosa, que está feliz sendo medíocre. Gosto de quem se esforça para ser o seu melhor, que sabe que a saúde é importante e evoluir, mais ainda."

Então de acordo com ela para ser feliz tem que ser magra, fora isso é ser medíocre, é um padrão estabelicido há tempos pela mídia e pela indústria da beleza e considerado pela autora como sinônimo de felicidade. Eu pergunto: você sabe ser feliz? 
Será que agarrar a materialidade e a aparência com força não seria um modo de viver mais facilmente? Afinal pode-se evitar pensamentos mais profundos sobre a vida e sobre si mesmo. Vejam bem o que eu estou fazendo, estaria eu julgando a pessoa ou perguntando se o caso é esse com base no que ela disse? 
Não posso afirmar que ela é de todo preconceituosa mas nesse caso agiu assim, suas palavras demonstraram isso, e demonstrou também intransigência, afinal fez de seu modo de viver o ideal e todas as pessoas deveriam seguí-lo, caso contrário não são boas o suficiente para o seu padrão de qualidade quase inalcançável. 
Eu mesma com certeza já julguei alguém e na hora posso nem ter notado o equívoco, afinal, sou um ser humano. A diferença está entre rever as suas atitudes e melhorá-las ou evitá-las, não são todos que fazem isso e não são todos que estão dispostos a isso.
Não a condeno uma pessoa ruim, mas condeno as suas palavras nesse caso.

P.S. Ela escreveu um post de desculpa e que retrata bem o que eu disse acima, rever e pensar sobre os seus atos atuais e passados.

2 comentários:

Ana Gabi disse...

Poxa, eu vi isso no flick e fiquei triste, to preparando uma postagem sobre isso também, talvez poste amanhã, dia da consciencia negra aqui no RJ, pq ai já falo de preconceito em geral, né?

;)

Kérow More Ice disse...

Ai, é um saco sofrer preconceito. Ser gorda é um pouco mais complexo do que isso.