sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O ser humano é egoísta

É uma máxima, mesmo que diga que o altruísta não é egoísta. Ledo engano, todos somos. Se o altruísta não se sentisse bem com o que faz, ele não o faria. Assim como o amigo, se você nada tivesse a oferecer, ele não estaria ao seu lado. Nós esperamos que o outro faça por nós o que faríamos por eles, ou que façam por nós pelo menos o mínimo. 
Pode citar grandes nomes como Mahatma Gandhi, e sim, ele era egoísta.
Esse egoísmo que falo é uma característica humana, sempre procuramos algo que irá nos satisfazer de algum modo, pode ser material, espiritual ou mentalmente, mas se não nos traz algum benefício então não o fazemos. Claro que homens altruístas merecem a nossa admiração e respeito, eu os admiro. E também admiro homens que procuram a elevação espiritual e mental . Não sou hipócrita a ponto de dizer que o material não me agrada, eu adoro dinheiro e adoro conforto, mas se estiver mal por dentro nenhum objeto material poderia me dar o conforto desejado.
Até a máxima de que é necessário amar ao próximo como a si mesmo é humanamente egoísta, afinal uma das definições de egoísmo é colocar-se em primeiro lugar.
Não vamos misturar o hegoísmo natural com o egoísmo defeito, esse é característica de alguns.

P.S. Talvez mães possam ser totalmente altruístas.

Um comentário:

Vanessa disse...

pois é amiga, todos somos egoístas...somos individuais, únicos, não há como não ser, em algum momento um pouco egoistinha... né?